21/06/2013 - 15:30

Sindicato apoia MG no combate à gripe, à dengue e à hantavirose.

gr2106137_1.jpg

Dayanne Barcelos - SEEB PMR
Reunião e palestra com a Superintendência Regional de Saúde

No dia 20 de junho, o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região participou de uma reunião orientada pela a Secretaria de Estado de Saúde que, com os recentes registros de casos e óbitos por gripe, está intensificando suas ações de combate e prevenção.

O evento aconteceu na Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, onde foi realizada uma palestra ministrada pelo Diretor Regional de Saúde, Lindomar Marques Babilônia. Estiveram presentes várias autoridades, profissionais do ramo da saúde e instituições que trabalham com campanhas de mesmo cunho.

Destaque para as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Otaviano Marques, da Diretora do Hospital Regional Antônio Dias, Maria de Fátima Braz, da Superintendente Regional de Ensino, Susie Adriane Silva e do Gerente Administrativo do Terminal Rodoviário, Davi Murilo de Araújo.

O objetivo central foi anunciar a campanha “MUDE SEU JEITO DE VER A GRIPE. ELA MATA”, e assim, obter parcerias para divulgação, conscientização e mobilização social, a fim de esclarecer a população de toda a região quais os riscos e as  medidas preventivas que devem ser adotadas.

Segundo Lindomar, o foco de enfretamento do plano estadual está voltado para a Síndrome Gripal (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além do desenvolvimento de estratégias no combate à dengue e à hantavirose.

Em Patos de Minas já foram registrados 1 caso de gripe, outro de dengue e 1 de hantavirose, todos confirmados. No estado, ao todo já somam 60 casos de gripes com 12 óbitos e 367.489 casos de dengue, sendo desses, 168.625 confirmados, havendo 86 óbitos com 17 deles em Uberaba.

Grupos de Risco

A atenção da Secretaria e a disponibilização de vacinas e remédios gratuitos nas unidades de saúde do município estão voltados para o grupo de risco, que enquadra:

> Crianças com idade menor ou igual a 2 anos;

> Adultos com idade maior ou igual a 60 anos;

> Gestantes e puérperas (parturientes) 45 dias após o parto;

> Pessoas imunossuprimidas (deficiência no sistema imunitário) ou com doenças crônicas e;

> População indígena.

Meta de Vacinação

Neste ano, a meta atingida pelo estado de MG foi de 97,86%, bem acima dos 80% exigidos pelo Ministério da Saúde, no entanto, não foi obtido êxito na meta para gestantes e puérperas, que não procuraram a vacina ou não quiseram receber a dosagem.

Alerta

O Sindicato alerta a todos sobre a importância de adesão a campanha e aos métodos preventivos. Segundo dados informados pela Diretora do Hospital Regional, a prevenção é a melhor saída, visto que, havendo uma epidemia, infelizmente, nosso hospital e as UPAS não estão equipadas para toda a demanda regional.

Atualmente, são apenas 9 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atender traumas e internações graves, 40 leitos para homens e mulheres que deveriam comportar, mas não comportam, cerca de 630 mil habitantes da região.

Precauções

Em Patos de Minas o material da campanha estará sendo distribuído nos próximos dias, e o mesmo auxilia a população sobre os devidos cuidados com a higiene das mãos, a contenção de tosses e espirros e orienta o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Clique aqui e confira o material:

O presidente da Câmara, também, nos alertou que nos próximos dias, em medida de combate a dengue, estará sendo avaliada a fiscalização com a possível aplicação de multa aos donos de lotes que se encontram sem manutenção, servindo de foco para o mosquito.

Recomendamos que, além de receber as visitas das assistentes técnicas de combate a dengue; que verificam vasos de plantas, caixas d’água e afins; seja conferido, também, a não existência de outros locais propícios para reprodução dos mosquitos, visto que, mais de 80% dos focos são residenciais.

Galeria de Fotos

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie