Saiba como identificar e evitar golpes digitais

Os criminosos não necessitam mais invadir residências ou assaltar pessoas com armas de fogo para conseguir dinheiro. Graças aos smartphones e principalmente ao advento do PIX, eles agora aplicam golpes digitais, se passando por familiares e amigos ou até mesmo funcionários de agências bancárias, utilizando narrativas minuciosamente elaboradas para enganar as vítimas.

Dezenas de modalidades de golpes digitais já existem, fazendo vítimas diariamente em todo o país. A seguir, descreveremos alguns tipos de fraudes mais comuns e daremos dicas de como evitar perdas financeiras e transtornos.

Falso perfil no Whatsapp ou Whatsapp clonado

Desconfie quando algum familiar ou amigo lhe solicitar dinheiro por meio de um número novo no WhatsApp. Neste tipo de golpe, os criminosos se comunicam apenas por apenas mensagens de texto e utilizam links maliciosos. Antes de qualquer transferência, tente entrar em contato com o número antigo e solicite ainda alguma comprovação por meio de mensagens de áudio ou vídeo daquele contato, para confirmar a autenticidade do pedido.

Mas o golpe não para por aí! Os criminosos podem ainda clonar contas de WhatsApp e pedir dinheiro pelo número verdadeiro da vítima, após conseguirem acesso ao número por meio de outro dispositivo. O ideal em qualquer cenário é nunca repassar dinheiro, principalmente em tais circunstâncias de incerteza, mas um pedido de comprovação por áudio ou vídeo, também funciona para averiguar se de fato o número foi tomado por golpistas.

Falsas instituições bancárias alegando compras em sites e lojas

Esse tipo de golpe ocorre tanto por ligação telefônica, quanto por mensagens de texto no WhatsApp. quando os golpistas se passam por funcionários de instituições bancárias, alegando que uma compra tenha sido feita em algum site ou loja. A vítima então é indagada se reconhece ou não a compra e, ao negar, é instruída a clicar em um link para cancelar a suposta aquisição. Esse link frequentemente redireciona a vítima para o aplicativo do banco, induzindo-a a realizar uma transação de PIX com o valor informado pelos criminosos, sob o pretexto de cancelamento.

É importante frisa que o banco nunca entra em contato por telefone para questionar sobre compras físicas ou online. As transações geralmente são informadas por SMS e notificações dos próprios aplicativos bancários e neste tipo de situação, basta acessar sua conta e verificar se alguma movimentação foi registrada. E lembre-se: nunca clique em links enviados por números desconhecidos, os perfis de instituições bancárias, além de serem verificados com selos de verificação azuis e não irão enviar links para averiguar informações. O banco já sabe possui todos os dados dos clientes e você jamais precisará informá-los sobre senhas e códigos de segurança.

Outros golpes comuns

Além desses exemplos, existem golpes com falsos motoboys, supostos valores a receber em contas esquecidas, golpe de PIX recebido por engano e diversas outras tentativas de estelionato. Os criminosos estão sempre se reinventando e uma dica valiosa para evitar a vulnerabilidade é sempre trocar as senhas de e-mails, redes sociais e manter os aplicativos e o sistema operacional de seu smartphone atualizado.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como diversas operadoras de telefonia brasileira, em parceria de instituições bancárias, estão em constante desenvolvimento de ferramentas para a proteção contra golpes e fraudes. Uma delas é o aplicativo “Celular Seguro”, disponível na App Store para usuários de iPhone e no Google Play para dispositivos com Android.

Caí no golpe e agora?

Infelizmente, nem sempre é possível antecipar os movimentos dos golpistas. Um dia ruim no trabalho, uma indisposição de saúde ou até mesmo um conflito familiar podem nos deixar vulneráveis a sermos vitimados pelos criminosos. Além disso, as fraudes estão cada vez mais sofisticadas, com sites falsos quase idênticos aos oficiais e chamadas telefônicas com vinhetas e mensagens automáticas que simulam mensagens automáticas de empresas confiáveis, o que deixa até a pessoa mais precavida, suscetível a ser enganada.

Caso você seja vítima de um golpe, fique calmo! Desespero e atos provocados por impulso não irão mudar a situação. O ideal é respirar fundo e ligar para a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Em caso de clonagem do chip, eventualmente será preciso cancelar o número com a operadora de telefonia e você precisará ainda contatar suas instituições bancárias para reportar a situação e acionar o cancelamento de cartões e trocas de senhas. Com isso, você poderá ser informado sobre as próximas etapas e se será possível ser ressarcido de suas perdas.

Autor: Caio Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *