Itaú lança PDV

09/08/2019 - 13:30

Itaú lança PDV

No mesmo dia, 29 de julho,  em que divulgou o  lucro de R$ 13,9 bilhões no primeiro semestre de 2019, o Banco Itaú anunciou o lançamento de um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que teve início no dia 1º de agosto com duração até o dia 31 do mesmo mês. 

Segundo o banco o objetivo do PDV é atingir um público de 6.900 funcionários. De acordo com o informe passado à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os desligamentos ocorrerão de acordo com a programação da empresa, até novembro/2019 na modalidade sem justa causa.

O PDV é voltado a um grupo de funcionários com características especiais, com idade igual ou superior a 55 anos, cargos extintos, egressos de outros bancos em decorrência de fusão de empresas, detentores de estabilidades provisórias (exemplo de integrantes de Cipa) e ainda aqueles trabalhadores que apresentam problemas de saúde com afastamentos previdenciários.

Há dois pacotes de incentivos ao desligamento, o primeiro é limitado a 6 salários (brutos) mais valor correspondente a 13 cestas alimentação (R$ 7.9228,44), mais valor da PLR 2019 e prorrogação do Plano de Saúde por 60 meses. O segundo, além de todas as verbas contida no pacote 01, a indenização é ampliado para até 10 salários e o plano de saúde é prorrogado por apenas 24 meses. No caso de funcionários com estabilidade provisória no emprego será garantida a indenização de 100% do período das estabilidades, exceto maternidade, pré-aposentadoria e de funcionários de cooperativas.

“Em um cenário com 12,8 milhões de brasileiros desempregados, o banco mais lucrativo do país, que já fechou cerca de 200 agências no segundo trimestre, ao invés de fazer novas contratações para ajudar a reverter esse quadro e acabar com a sobrecarga de trabalho de seus funcionários, opta por prejudicar os trabalhadores que há anos vêm contribuindo para que o banco sempre esteja entre os mais lucrativos”, ressalta o diretor do Sindicato Ivan Gomes, funcionário do Itaú.

O Sindicato orienta que cada funcionário envolvido no processo deverá cercar-se de todos os cuidados para a tomada de decisão no caso de interesse em aderir ao programa de desligamento, considerando inclusive as perdas das verbas e benefícios indiretos, como PLR, auxílio alimentação e refeição, custos com planos de saúde para a família.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie