Chuva de “nãos” na terceira negociação

06/09/2016 - 16:45

Chuva de “nãos” na terceira negociação

Uma chuva de nãos”. Assim, o diretor executivo do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis, definiu a terceira rodada de negociações com a Caixa. 

Caixa 100% pública – Uma das prioridades é a manutenção do caráter público do banco. Na mesa, foi realizado um ato com a abertura de cartazes e uma fala de Dionísio, em defesa da Caixa 100% Pública. “Não aceitamos o fatiamento, com a venda de áreas como loterias, seguros e cartões. Algo ventilado na imprensa”, destaca, acrescentando que é fundamental a mobilização dos empregados para barrar projetos privatistas.

Função de caixa – Outro ponto foi a volta da função de caixas. Apesar de o banco negar a extinção do cargo, o normativo RH184 prevê apenas o “caixa minuto”.

“Exercem a função só quando a demanda é alta. Isso acarreta maior risco de erros, já que o trabalhador não possui prática. E não vale a pena financeiramente: caso cometa um erro, pode perder muito mais que o valor da gratificação pelo tempo no caixa”, critica Dionísio. Sobre a revogação da RH184, a Caixa não apresentou nenhuma proposta.

Descomissionamento – De acordo com Dionísio, uma conquista histórica dos empregados é o processo seletivo interno. Porém, por outro lado, o banco sempre manteve em segredo a questão do descomissionamento.

“O processo seletivo foi flexibilizado pelo banco, com denúncias de haver nomeações. Já o descomissionamento sempre ficou nas mãos do gestor, que aplica critérios subjetivos de forma arbitrária”, diz.

A direção do banco admitiu arbitrariedades de gestores, mas declarou não ter intenção de abrir discussão com empregados sobre a questão.

Reestruturação – Outra prioridade é a discussão prévia e transparente de qualquer processo de reestruturação. Mas novamente, a Caixa não se pronunciou. “Esta postura intransigente e desrespeitosa está empurrando os bancários para a greve. Todos devem comparecer à assembleia de quinta 1º [leia na capa]. Em caso de ameaça, devem procurar o Sindicato.”

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie