BB adia decisão sobre VCP

11/05/2017 - 14:45

BB adia decisão sobre VCP

Em audiência de mediação realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 02 de maio, em Brasília, para tratar da reestruturação no Banco do Brasil e prorrogação do prazo de complementação dos salários dos funcionários remanejados, o Banco do Brasil informou que ainda não estão concluídos todos os estudos necessários e que anunciará novas medidas de movimentações e realocações de funcionários até o final de maio, quando responderá de forma definitiva sobre a extensão da VCP por um prazo maior. A VCP (Vantagem de Caráter Pessoal) é uma verba que mantém a remuneração dos funcionários que perderam cargo devido ao processo de reestruturação.

“Havia uma expectativa dos funcionários sobre a extensão da VCP que não se concretizou. Esperamos que até o início de junho o banco dê resposta positiva quanto a isso”, disse Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

A Contraf-CUT reivindica VCP Permanente até que todos sejam realocados em funções e salários equivalentes ao que exerciam antes da reestruturação. O Ministério Público recomendou em audiência a extensão da VCP por 12 meses.

Durante a audiência foi novamente cobrado do BB um quadro geral com o percentual de perdas salariais por cargo e por estados, e solicitado ao banco que os caixas que estejam substituindo frequentemente sejam nomeados; e sejam criadas vagas de caixas em agências onde existam funcionários exercendo a função de caixa.

O Banco apresentou o quadro atual de 2.189 funcionários em VCP total, ou seja, que perderam o cargo e não foram realocados em nenhuma função.

Para o coordenador da CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil), a audiência não trouxe fatos novos além da discussão sobre as vagas de caixa.

Uma nova rodada de negociações entre sindicatos e BB está agendada para o dia 1º de junho, antes da audiência no MPT, que foi marcada para o dia 2 de junho, às 10 horas, em Brasília.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie