15ª Conferência Nacional dos Bancários

25/07/2013 - 14:30

15ª Conferência Nacional dos Bancários

Entre os dias 19 e 21 de julho foi realizada a 15ª Conferência Nacional dos Bancários, no hotel Holiday Inn, em São Paulo. O evento contou com a participação de 629 delegados sendo, 422 homens e 207 mulheres.

Durante os três dias, os delegados participaram de painéis e debates sobre temas importantes da conjuntura, do sistema financeiro e da realidade da categoria. Também foram organizados grupos que discutiram quatro grandes eixos temáticos indicados pelo Comando Nacional, sendo eles: 1- Emprego; 2- Reestruturação produtiva no sistema financeiro; 3- Remuneração e 4- Condições de trabalho.

A Conferência foi marcada pela ampla participação e unidade da categoria, que aprovou durante a plenária final, no dia 21, a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2013, que será entregue a Fenaban no dia 30 de julho.

Para concluir a formação da pauta, foram realizadas diversas etapas que envolveram reuniões permanentes e temáticas, assembleias, encontros estaduais e conferências regionais, em todo o país. Além disso, 37.097 bancários responderam a consulta nacional realizada pelos sindicatos nos meses de maio e junho.

Como resultado desse processo democrático, verificou-se as demandas de toda a categoria, sendo selecionadas as principais reivindicações que nortearão as mesas de negociação da campanha nacional desse ano. Além disso, foi instaurada uma agenda política com temas importantes da conjuntura nacional, que precisam ser discutidos com os bancários e com a população.

Clique aqui para ver as principais reivindicações

Para dar continuidade as recentes mobilizações realizadas em conjunto com outras centrais, categorias e movimentos sociais, foi definido um novo calendário de luta, que mescla o engajamento da categoria tanto na Campanha Nacional dos Bancários quanto na luta pela conquista da pauta de reivindicações das centrais sindicais, entregue ao governo no dia 06 de março.

Assim, foram agendados os seguintes atos e mobilizações:

30/07 - Entrega da pauta de reivindicações à Fenaban;

06/08 - Dia Nacional de Luta contra o PL 4330 (terceirização);

12 e 13/08 - Mobilizações em Brasília contra o PL 4330 (terceirização);

22/08 - Dia Nacional de luta dos bancários, com passeatas no final do dia;

28/08 - Dia do bancário, com atos de comemoração e mobilizações;

30/08 - Greve de 24 horas, em defesa da pauta geral dos trabalhadores.

”As propostas dessa Conferência Nacional não se limitam a apenas temas da categoria bancária, mas incorpora importantes pautas dos trabalhadores brasileiros, a exemplo do combate sem tréguas ao PL 4330, que precariza as relações de trabalho”, explica Ivan Gomes, Presidente do Sindicato dos Bancários.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie