22/03/2013 - 17:45

Sindicato participa da criação do Coletivo de Mulheres de Minas Gerais

A primeira reunião para criação do Coletivo de Mulheres Bancárias de Minas Gerais aconteceu, nesta última quarta-feira (20), na sede do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, em que representantes das bases de todos os sindicatos cutistas do estado, filiados a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (FETRAF-MG), contribuíram para fortalecer a luta por igualdade de oportunidades no sistema financeiro.

O encontro esteve na coordenação da FETRAF-MG, representada pela presidenta, Magaly Fagundes, e pelo atual secretário das mulheres, Maurício Sebastião de Sousa.

Também estiveram presentes, a secretária-geral da Contraf-CUT, Ivone Silva, e a secretária de Mulheres da Contraf-CUT, Deise Recoaro. O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região foi representado pela secretária de formação, Magna Vinhal.

Coletivo de Mulheres

Objetivo da criação do Coletivo de Mulheres é elaborar, coordenar e desenvolver políticas para a promoção de igualdade de oportunidades na vida, no trabalho e no movimento sindical. Sua função é diagnosticar os problemas que afetam as mulheres nos diversos bancos e, dessa forma, articular propostas para intervir nessa lógica.

Segundo pesquisas realizadas em 2010, a participação de mulheres no setor bancário em Minas Gerais correspondeu a 45% do total, enquanto na estatística da População Economicamente Ativa (PEA), essa participação feminina é significativamente maior, correspondendo a 50%.

Sendo a população do país composta, em sua maioria, por mulheres que, também, detêm metade do poder aquisitivo nacional, esses dados denunciam a política discriminatória do sistema financeiro, e fundamenta a demanda por ampliação da representatividade feminina no setor.

“A mulher não é vítima, ela é protagonista da sua história e deve atuar na conquista e manutenção dos seus direitos, juntamente, com os homens” declarou Deise Recoaro.

 

 

 

 

 

Luta por Igualdade

Durante a reunião, foi discutido o campo de atuação do coletivo, que trabalhará pontos como a violência no trabalho e a organização da categoria. Dentre os desafios iniciais que serão enfrentados, destacam-se as reivindicações ligadas à luta das mulheres por igualdade de oportunidades e reconhecimento dentro dos bancos, como:

• Maior representatividade;

• Representação de mulheres negras;

• Adoção de uma perspectiva de gênero nos planos de cargos e salários (PCS);

Relações Compartilhadas

A participação dos homens na luta pela igualdade foi pautada como ação fundamental para mostrar a unificação da categoria. Além disso, destacou-se a necessidade do compartilhamento das obrigações familiares, a fim de garantir maior participação das mulheres no mercado.

Para aprofundar o debate, foi apresentado um vídeo exibindo a tripla jornada de trabalho assumida, atualmente, pelas mulheres e a necessidade de se construir relações compartilhadas e igualitárias no ambiente social.

> clique aqui para assistir ao vídeo

Coletivo Nacional

Com a formação do Coletivo Mineiro, o próximo passo é juntar-se aos demais coletivos estaduais em formação, a fim de integrar o Coletivo Nacional, que será orientado pela Contraf-CUT.

A atividade realizada em Belo Horizonte foi uma preparação para o 3º  Encontro Nacional de Mulheres Bancárias, que será promovido pela Contraf-CUT, ainda, no primeiro semestre deste ano, quando serão apresentadas as propostas para definir as ações sindicais 2013.

Fonte: SEEB Patos de Minas com SEEB Zona da Mata (Juiz de Fora)

 

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie