06/08/2013 - 15:45

Sindicato dos Bancários faz mobilização contra os PLs da terceirização, em Patos de Minas

Na manhã desta terça-feira (06), os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região se organizaram, em frente às principais agências do município, para protestar contra os PL 4330 e PLS 87, que tratam da terceirização de qualquer atividade profissional.

Durante as manifestações, foram distribuídos folders de conscientização, que explicavam sobre a precarização das condições de trabalho ocasionada pelos projetos de lei, além de convidar sociedade, clientes e funcionários dos bancos a participarem do protesto.

A manifestação está inserida no calendário de lutas da Campanha Nacional dos Bancários 2013, e aconteceu por todo o país, com maior concentração nas capitais dos estados e nacional, onde foram organizadas passeatas e atos de protesto em frente às sedes das entidades patronais.

Com a rodada de negociação da mesa quadripartite, realizada nesta segunda (05), o Dia Nacional de Luta intensificou suas ações, visto que, a proposta apresentada pelo governo para adequar o Projeto de Lei (PL) 4330 ainda está distante dos objetivos do movimento sindical.

Para a CUT e demais centrais sindicais o novo texto apresenta retrocessos sobre seis pontos considerados prioritários: o conceito de atividade especializada; os limites à terceirização; o entrave para a quarteirização; o enfraquecimento da responsabilidade solidária (aquela em que a empresa contratante é responsável por quitar dívidas trabalhistas deixadas pela terceirizada); o caso dos correspondentes bancários e a organização e representação sindical.

Com a ausência de consenso entre os representantes, e um novo texto para o projeto, os dirigentes sindicais solicitaram um prolongamento das negociações para que a nova proposta seja avaliada. No entanto, governo, parlamentares e empresários mantiveram o posicionamento contrário, e concordaram em realizar apenas mais um encontro, na próxima segunda-feira (12).

A votação do PL 4330 está prevista para o dia 14, e o movimento sindical conta com as mobilizações para impedir sua tramitação. Assim como também, barrar a manobra dos senadores, que através do PLS 87, querem a todo custo favorecer os empresários e prejudicar milhões de trabalhadores.

Calendário de Luta

Nos próximos dias 13 e 14 será realizada uma concentração em Brasília para pressionar e convencer os parlamentares a rejeitarem o PL 4330. Uma greve geral também está agendada, e deve ocorrer no dia 30, quando estaremos marchando em busca de avanços na pauta geral dos trabalhadores.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie