07/03/2017 - 15:00

Sindicato capacita equipe para oferecer curso de paternidade responsável

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco iniciou, na sexta-feira (3), a capacitação dos diretores que serão monitores do curso de paternidade responsável. A formação está sendo conduzida por educadores do Instituto Papai, uma organização não-governamental com experiência de 20 anos de trabalho no campo de gênero e masculinidades, e do Núcleo de Pesquisa Gênero e Masculinidades da Universidade Federal de Pernambuco (Gema/UFPE).

Depois a preparação intensiva, que terá duração de dois dias, os dirigentes sindicais estarão aptos para atuar como formadores no Curso Paternidade: compartilhando afeto e responsabilidade. O primeiro módulo do curso começa no próximo dia 15 de março, com o objetivo de garantir aos bancários a efetivação do direito à licença paternidade de 20 dias, conquistada pela categoria na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2018 e prevista no Artigo nº 26.

O primeiro dia de formação começou com uma dinâmica de apresentação, que evidenciou as diferenças e semelhanças entre as histórias de vida de cada dirigente. "Aqui nós conhecemos pessoas casadas, separadas, que já têm filhos. No curso, a experiência de outros contextos pode nos surpreender, podemos nos deparar com pessoas com formação mais conservadora, por exemplo. Mas, se estivermos preparados saberemos conduzir", afirma o educador do Gema/UFPE, Jorge Lyra.

Segundo a coordenadora do Instituto Papai, Mariana Azevedo, serão abordados durante a capacitação dos diretores assuntos como, gênero e cuidado, vantagens da ampliação da licença paternidade e técnicas de formação. No último dia, será construído coletivamente um plano de ação.

"É importante que os bancários tenham a compreensão que o Sindicato não está oferecendo o curso apenas com a finalidade de validar os certificados. O nosso objetivo é formar esses futuros pais, pois o papel do homem na paternidade vai muito além de ser o provedor", destaca a presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Para ter direito à ampliação da licença, o bancário precisa requerer o benefício, por escrito, ao banco onde trabalha, no prazo de dois dias após o nascimento da criança, e comprovar a participação em programa de orientação sobre paternidade responsável.

Os interessados em participar do curso que será oferecido pelo Sindicato, devem entrar em contato por meio de telefone (81 3316-4202) ou endereço eletrônico (presidencia@bancariospe.org.br ou manoella@bancariospe.org.br). Os bancários sindicalizados têm prioridade na matrícula e gratuidade total no curso.

Fonte: Bancários PE

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie