25/03/2013 - 12:30

Semana de negociação: Mesa Temática de Segurança começa hoje

gr2503131_1.jpg

Reprodução
Segurança Bancária

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam, nesta semana, as mesas temáticas com a Fenaban em 2013. A série de reuniões começa com Segurança Bancária, hoje (25), às 15h. Todos os debates ocorrem na sede da federação dos bancos, em São Paulo.

"A Fenaban deverá apresentar a estatística de assaltos e ataques a bancos, referente ao ano de 2012, conforme estabelece a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)", afirma Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

"O acesso ao levantamento dos bancos foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010", destaca Ademir. A previsão está no item "d" da Cláusula 31ª - Segurança Bancária - Procedimentos especiais - da Convenção Coletiva de Trabalho de 2012/2013, conforme abaixo:

"d) os dados estatísticos nacionais sobre ocorrências de assaltos e ataques, cujos roubos tenham sido consumados ou não, serão discutidos, semestralmente, até a primeira quinzena de fevereiro e até a primeira quinzena de agosto, na Comissão Bipartite de Segurança Bancária, referida na Cláusula 45ª desta Convenção."

Próximas reuniões

Ao todo serão quatro mesas temáticas, sendo que a de Saúde do Trabalhador se desdobrará em duas, pois inclui, também, uma reunião específica sobre a Cláusula de Combate ao Assédio Moral. Confira as datas e horários:

Segurança Bancária: segunda (25) - 15h

Terceirização: terça (26) - 15h

Igualdade de Oportunidades: quarta (27) - 10h

Cláusula de Combate ao Assédio Moral: quarta (27) - 15h

Saúde do Trabalhador: quinta (28) - 10h

Construindo novas conquistas

No ano passado, os bancários garantiram a manutenção das reuniões trimestrais das mesas temáticas na CCT, consolidando tais espaços de debate permanente com a Fenaban.

"As mesas temáticas tratam de questões importantes para a categoria, são essenciais para o processo de discussão com os bancos e têm contribuído, junto com a unidade nacional e a força da mobilização dos bancários, para a construção de várias propostas que depois viraram cláusulas na CCT", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

"Para garantir avanços, no entanto, é necessário combinar o debate na Fenaban com atividades de mobilização dos sindicatos e federações em todo o país, pressionando os bancos, rumo a novas conquistas econômicas e sociais", aponta o dirigente sindical.

Reuniões dos coletivos nacionais

A Contraf-CUT realizará reuniões dos coletivos nacionais antes das mesas temáticas, na sede da Confederação (Rua Líbero Badaró, 158 - 1º andar), visando preparar os debates com a Fenaban. Confira:

Segunda (25) - 10h: Coletivo Nacional de Segurança Bancária

Terça (26) - 10h: Coletivo Nacional de Combate à Terceirização

Terça (26) - 14h: Comissão Nacional de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS)

Quarta (27) - 10h: Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador



Fonte: Contraf-CUT

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie