09/01/2024 - 13:45

Saúde Caixa: novas assembleias ocorrerão no dia 16

O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa, aprovado por cerca de 74% das entidades nas assembleias realizadas nos dias 5 e 8 de dezembro de 2023, já está em vigor desde o dia 1º de janeiro e tem validade até o final de 2025.

“Os sindicatos das bases onde o aditivo não foi aprovado não puderam assinar o acordo e, como se trata de um complemento do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), após a campanha deste ano, só poderão aderir ao acordo geral após a aprovação deste aditivo”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal, Fabiana Uehara Proscholdt.

Novas assembleias

“Para evitar que as empregadas e empregados das bases que não aprovaram o aditivo sejam prejudicados, orientamos a realização de novas assembleias para que haja uma nova deliberação”, disse a coordenadora da CEE, ao ressaltar que o aditivo do Saúde Caixa negociado e aprovado pela grande maioria da bases é mais favorável aos trabalhadores do que o que vinha sendo sugerido pela Caixa com base nas projeções atuariais do plano de saúde.

Muitos sindicatos já realizaram nova assembleia e aprovaram o acordo, como, por exemplo, os sindicatos de Rio Claro e de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Naviraí (MS), Jequié, Ilhéus, e Vitória da Conquista (estes três últimos no interior da Bahia).

“A Contraf-CUT vai disponibilizar sua plataforma de votação pela internet para a realização de novas assembleias, mas cada sindicato tem a liberdade para decidir se vai utilizá-la ou se realizará de outra forma e em outro dia”, informou a coordenadora da CEE.

Os sindicatos que optarem pelo sistema disponibilizado pela Contraf-CUT realizarão as assembleias no dia 16 de janeiro, das 9h00 às 18h00.

Materiais de apoio

A Contraf-CUT produziu e disponibilizou materiais para contribuir com o esclarecimento do que foi negociado, como a série de perguntas e respostas sobre o acordo, que ajuda a sanar as principais dúvidas, e o simulador de valores das parcelas, que permite a comparação dos valores que serão pagos após a aprovação deste novo acordo com os que a Caixa vinha sugerindo durante as negociações. Também foram produzidos cards que podem ser veiculados nas redes sociais e distribuídos pelo Whatsapp, além de dois boletins Avante, específicos sobre o Saúde Caixa, um antes das assembleias e um depois. Ambos podem ser utilizados na tarefa de esclarecimento das empregadas e empregados.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie