15/03/2017 - 23:15

Reforma da Previdência: calculadora da aposentadoria

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com nove Centrais Sindicais, lançou um aplicativo que permite que os trabalhadores simulem e comparem o resultado dos cálculos para a aposentadoria, levando em consideração a atual lei da Previdência e as novas regras propostas pelo governo (PEC 287/16). Vale ressaltar que a calculadora é somente para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Uma nova ferramenta para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) está em construção.

Concebido para celulares, o aplicativo será, em breve, visualizado também em aparelhos que não utilizam o sistema Android. Devido ao fácil manuseio, Dieese e Centrais querem amplificar seu conteúdo. Para o diretor-técnico do Departamento, Clemente Ganz Lúcio, se o aplicativo for compartilhado, isso massificará o conhecimento dos trabalhadores e produzirá, em pouco tempo, uma forte onda de resistência à reforma.

CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas e CGTB são as centrais sindicais parceiras do Dieese no aplicativo.

Clique na imagem abaixo para acessar a calculadora:

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie