11/06/2013 - 17:15

Presa quadrilha que falsificava documentos para empréstimos em Divinópolis

Oito mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal (PF) em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, e em Franca, no interior de São Paulo. A ação faz parte da Operação Faena, que tem o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada em fabricar e utilizar documentos falsos para a obtenção de empréstimos em instituições financeiras.

A investigação foi iniciada há dois meses, depois que responsáveis pela agência da Caixa Econômica Federal em Divinópolis desconfiaram da documentação apresentada por clientes para abertura de conta corrente e encaminharam os papeis à PF, para verificação.

Durante a investigação, policiais federais descobriram que os suspeitos haviam aberto, somente em Divinópolis, contas em cinco instituições financeiras, utilizando nomes e documentos falsos. Eles também teriam agido em Bambuí, e Franca. Os criminosos solicitavam empréstimos para cada uma das contas abertas com documentação falsificada. Após os bancos concederem o crédito, os estelionatários gastavam todo o limite concedido e deixavam a cidade.

Segundo a PF, também foram criadas empresas de fachada com o intuito de obter linhas de créditos de maior valor. Em cada município em que a quadrilha agiu, o prejuízo deixado foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

Foi determinada pela Justiça Federal de Divinópolis a prisão temporária dos investigados por um prazo inicial de cinco dias, prorrogável pelo mesmo período. Os investigados foram presos nesta manhã em Franca/SP, onde residem e serão conduzidos para delegacia da PF em Divinópolis. Eles serão interrogados e encaminhados para o Presídio Floramar.

Fonte: Estado de Minas / Simone Lima

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie