19/01/2024 - 13:15

Mulheres perdem espaço na Caixa

Depois da substituição de Maria Rita Serrano por Carlos Antônio Vieira Fernandes, na presidência da Caixa Econômica Federal, em outubro de 2023, rumores indicam que, pelo menos, outras três mulheres serão substituídas por homens no alto escalão do banco.

Na ocasião da substituição de Rita por Carlos Vieira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) já havia demonstrado seu desagrado com a substituição de uma mulher por um homem.

“Um dos grandes desafios da categoria, na questão diversidade, é o número reduzido de mulheres nos cargos de liderança, cargos de gestão. Então, essas trocas representam um grande retrocesso”, avaliou a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes. “Na categoria bancária, nós mulheres, somos cerca de 50% do quadro, mas essa proporção não se reflete nos espaços de cargos de gerência e de comando das instituições”, completou.

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, aponta que as mulheres, em 2021, representavam 48,4% do total da categoria bancária. No entanto, ocupavam apenas 46,5% dos cargos de liderança.

Só homens

As nomeações para as vice-presidências do banco ainda não são oficiais, mas os rumores apontam que sete homens serão nomeados. Nenhuma mulher. “E, destes sete, o que se diz é que três substituirão mulheres”, observou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Não queremos rever o preconceito de gênero que havia no governo anterior. Vimos onde foi parar este preconceito: no desprezo pelo trabalho das mulheres e no assédio moral e sexual. Vimos esta página sendo virada na gestão Rita Serrano e queremos que continue da mesma forma! Xô preconceito! Xô Assédio!”, completou.

Os rumores se fortalecem com publicação, nesta sexta-feira (19), de uma nota na coluna do Igor Gadelha, no Metrópoles.



Veja abaixo a lista dos nomes que devem ser nomeados:

  • Laercio Roberto Lemos de Souza, para a vice-presidência de Tecnologia e Digital, em substituição à Adriana Salgueiro;
  • Marcelo Campos Prata, para a vice-presidência de Logística, em substituição à Mônica Monteiro;
  • Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, para vice-presidência de Agente Operador, em substituição à Lucíola Vasconcelos.
  • Adriano Assis Matias, para a vice-presidência de Rede de Varejo;
  • Francisco Egídio Pelucio Martins, para a vice-presidência de Pessoas;
  • Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, para a vice-presidência de Negócios de Varejo;
  • Tarso Duarte de Tassis, para a vice-presidência de Atacado.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie