01/02/2013 - 15:15

Mantega e bancos federais discutem investimentos em infraestrutura

Edna Simão

Valor Econômico | De Brasília

A primeira reunião do ano entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e os presidentes dos três principais bancos públicos do país - Aldemir Bendini do Banco do Brasil; Jorge Hereda, da Caixa Econômica Federal; e Luciano Coutinho, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - foi para discutir como alavancar os investimentos em infraestrutura no país, fundamentais para sustentar o crescimento econômico.

Na conversa foi abordado ainda, segundo uma fonte, o "road show" que será promovido pelo governo brasileiro para atrair investimentos em infraestrutura. BB, Caixa e BNDES também devem participar dele.

A primeira etapa de apresentações terá início em 5 de fevereiro, com um evento em São Paulo. Segundo o Ministério da Fazenda, também ocorrerão rodadas em Nova York, em 26 de fevereiro, e em Londres, em 1º de março. Mantega participará da abertura das apresentações nas três cidades.

O crescimento do crédito no país é considerado pela área econômica como fundamental para viabilizar a expansão do investimento e, consequentemente, do Produto Interno Bruto (PIB). Durante a reunião, que durou mais de uma hora no Ministério da Fazenda, foi feita ainda uma análise sobre crédito em infraestrutura e também do crédito para investimento de longo prazo.

Para tentar evitar especulações no mercado, uma fonte fez questão de esclarecer que não foi discutida nova rodada de redução dos juros dos bancos públicos. Até porque, segundo outra fonte, não haveria espaço para isso.

A reunião entre Mantega e os banqueiros não estava prevista na agenda do ministro, mas foi classificada como de rotina.



Fonte: Valor Econômico

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie