03/06/2013 - 13:15

Funcionários elegerão representante no Conselho de Administração do BB

gr0306133_1.jpg

Reprodução
Rafael Matos

Começa hoje, segunda-feira (3), a eleição do representante dos funcionários do Banco do Brasil no Conselho de Administração, o Caref.

Para votar, basta entrar no Sisbb-Pessoal-Opção 48-Eleição Caref e digitar o número da matrícula do seu candidato. A votação vai até sexta-feira (7).

Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta dos votos, os dois primeiros colocados disputarão o segundo turno, de 24 a 28 de junho. Têm direito a voto todos os 120 mil funcionários em atividade no BB.

O Conselho de Administração do BB é composto de sete membros: três indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são indicados pela Previ) e um eleito pelos funcionários.

A eleição é fruto da lei nº 12.353/2010, sancionada pelo ex-presidente Lula, que determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto.

A lei é resultado de uma reivindicação das centrais sindicais ao ex-presidente, que a encaminhou ao Congresso Nacional, onde foi aprovada por deputados e senadores.

Pela lei, no entanto, o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários, mas a representação dos trabalhadores está lutando para derrubar esse impedimento.

Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração no período entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação, no entanto, foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

"A eleição é uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT. É um avanço importante porque dará à representação dos trabalhadores o direito de participar da instância máxima do Banco do Brasil, onde são tomadas as decisões estratégicas, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos e remuneração dos dirigentes, dentre outras questões", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa do Funcionalismo do BB.

"Por isso, é importante que o funcionalismo eleja um representante realmente comprometido com os seus interesses", orienta William.

Apoio Sindical

O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região , juntamente com os maiores sindicatos filiados a CUT, apoia o candidato Rafael Matos como representante do funcionbalismo do BB no Caref.

Há 13 anos no Banco do Brasil, Rafael já foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região por dois mandatos e encontra-se atuando na Previ, com os diretores eleitos (Paulo Assunção, José Ricardo Sasseron e Marcel Barros) defendendo os interesses dos mais de 190 mil associados.

Além de cobrar do banco o reconhecimento ao esforço dos funcionários, dentre as principais propostas do candidato estão:

> Defender melhores condições de trabalhor;

> Lutar por uma política de gestão de pessoas que respeito os trabalhadores;

> Defender melhorias salariais;

> Melhorar ainda mais a PLR;

> Combater o assédio moral.

> Lutar contra o autoritarismo e o arbítrio.

Confira o histórico de Rafael Matos e suas demais propostas clicando aqui.

 

Fonte: Contraf-CUT / SEEB Patos de Minas e Região

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie