28/05/2013 - 12:45

Funcionários do BB aprovam pauta específica

gr2805132_1.jpg

Jaílton Garcia
24º Congresso dos Funcionários do BB

Durante o 24º Congresso Nacional dos funcionários do Banco do Brasil (BB), realizado no período de 17 a 19 maio, em São Paulo, os bancários aprovaram a pauta de reivindicações específica que será entregue e negociada com o banco.

Estiveram presentes no evento 318 delegados de todo o país, sendo 214 homens e 104 mulheres. Representando o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, a funcionária do BB e, também, diretora do Sindicato, Lara Mattos, participou do evento e contribuiu para a criação da pauta específica de reivindicações.

Foram definidos quatro grandes eixos temáticos que vão nortear as negociações com o banco, sendo: 1 – Remuneração e Condições de Trabalho; 2 – Saúde e Previdência; 3 – Organização do movimento e 4 – Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional. Outras bandeiras de luta combatem o novo plano de funções comissionadas, o assédio moral, a política antissindical e as péssimas condições de trabalho.

Pior gestão do BB

O movimento sindical durante o Congresso defendeu a necessidade de mobilizações para combater, o que foi classificado como, a pior administração do BB nos últimos anos.

Além da implantação, unilateral, do plano de funções, o banco desrespeita os trabalhadores e seus representantes , atua com uma política autocrática, que visa disputar o mercado com o Bradesco e Itaú, e joga para escanteio sua função de banco público, em que deveria colaborar para o desenvolvimento nacional, atendendo a população e os interesses sociais.

A campanha deve intensificar suas ações. Desde fevereiro deste ano, o sindicalismo vem denunciando práticas abusivas do banco como: não cumprimento da jornada de 6 horas e consequente aumento do passivo trabalhista; a distinção de direitos entre os bancários, sendo os incorporados de outras instituições privados do direito ao plano de saúde(Cassi) e de previdência (Previ); não cumprimento de acordos firmados com a categoria; aumento da terceirização; demissão de  trabalhadores por ato de gestão entre outras irregularidades que tem precarizado as condições de trabalho dos bancários.

“Estamos preparados para a luta”

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, destaca que toda a mobilização sindical é para “que o BB possa ter uma negociação séria, valorizando os trabalhadores, dando fim à prática do assédio moral e às metas abusivas, pois é uma política da direção do banco que leva o bancários ao adoecimento”.

O banco, até então, não mostrou-se aberto a negociações, principalmente quando se trata do novo Plano de Funções, desacatando até mesmo as orientações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Se permanecer sem a manutenção de um diálogo que permita o fechamento de um acordo justo e igualitário, o movimento sindical ampliará a sua luta.

“Estamos totalmente preparados para a luta e seguiremos fortalecendo a unidade dos trabalhadores para enfrentar a truculência do banco” declarou Carlos.

Comentários

Afonso Glênio T...
Estranho... Este ano não vi consulta ao corpo funcional a respeito de reivindicações!!!!!!!!!!!!!!!
SEEB Patos de M...
Caro Afonso, A Consulta Nacional foi encaminhada juntamente com o último jornal do Sindicato (Voz Bancária 603). Quanto ao Banco do Brasil, em específico, foram apresentadas as solicitações dos anos anteriores, que ainda não foram aprovadas, para tentar uma vez mais conseguir a apreciação e aprovação das mesmas. Caso tenha alguma nova proposta, ainda há tempo de encaminha-lá, é só nos enviar. Atenciosamente, Lara Mattos.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie