24/11/2023 - 08:15

Federações seguem o curso de análise de conjuntura

O curso Como Fazer Uma Análise de Conjuntura, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), teve uma nova turma, para 40 participantes, dirigentes sindicais, em especial iniciantes, de seis federações: Fetrafi-SC, Fetec-CN, Fetrafi-NE, Feeb-SP/MS, Federa-Rio, Fetraf-RJ/ES. O encontro, realizado por plataforma digital, ocorreu na terça-feira (21).

A aula foi ministrada por Paulo Jager, supervisor do Escritório do Rio de Janeiro do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O principal objetivo do curso é aprimorar a habilidade analítica e de compreensão do contexto político, econômico e social dos participantes. Nessa edição, a metodologia foi reformulada, aprimorada com atividades prévias e posteriores à exposição. Foram trabalhados métodos e conceitos da análise, com exercício prático.



Os participantes também trabalharam com tópicos como identificação de tendências e interpretação de dados econômicos e políticos, além de instrumentos para a compreensão dos fatores que moldam o ambiente no qual as atividades sindicais são realizadas.



O secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, explica que “o curso, parte do programa de formação da Contraf-CUT, é estruturado a partir de debates no Coletivo Nacional de Formação, com conteúdo importantíssimo para que os dirigentes possam desempenhar suas funções com mais qualidade, pois foca no aprimoramento desses dirigentes”.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie