03/03/2016 - 12:30

Empregados da Caixa realizaram Dia Nacional de Luta nesta quarta-feira

Os empregados da Caixa realizaram manifestações por todo o Brasil, nesta quarta-feira (2), para marcar o Dia Nacional de Luta. A categoria reivindicou melhores condições de trabalho, cumprimento de Acordos Coletivos de Trabalho, transparência nas reestruturações e a retomada das contratações, entre outros.

Um dos objetivos da mobilização é envolver a sociedade desse debate. Motivos não faltam para o descontentamento dos trabalhadores. Na última reunião da mesa permanente, realizada no dia 28 de janeiro passado, os representantes da Caixa Federal demonstraram claramente a disposição em descumprir os dois últimos Aditivos à CCT. Ou seja, a Caixa Federal não anunciou a retomada de novas contratações, a destinação do superavit do Saúde Caixa e o retorno do Adiantamento Assistencial Odontológico. Quanto à transparência, a Caixa Federal admitiu, pela primeira vez, a existência de um projeto piloto de reestruturação na GIRET de Brasília, mas negou repassar detalhes aos sindicatos. E mais: informou que o Processo de Seleção Interna por Competência (PSIC) está suspenso por conta da reestruturação.

Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), critica a postura da direção da empresa. “O diálogo, que foi retomado há alguns anos, não existe mais, a ponto das negociações serem completamente ignoradas. A mobilização da categoria é fundamental”, afirma.

Em Brasília (DF), as atividades começaram na terça-feira (1), em frente aos edifícios sede do banco. Em São Paulo (SP), o sindicato realizou ato público em frente ao prédio da Almirante Barroso.

Em Dourados (MS), a manifestação aconteceu durante toda a manhã em frente à Agência Centro da Caixa que, teve a sua abertura atrasada em uma hora. Com carro de som, faixas e cartazes os trabalhadores denunciaram o descaso da empresa com os mesmos e com a própria sociedade.

Sob a coordenação do Sindicato dos Bancários de Campinas, empregados de 10 agências da Caixa Federal em Americana, Amparo, Campinas (São Quirino, Jardins do Trevo e Nova Europa), Hortolândia (Jardins Rosolém e Amanda), Mogi Guaçu, Paulínia e São João da Boa Vista paralisaram os serviços até às 12h. Durante a paralisação os diretores do Sindicato distribuíram carta aberta aos empregados, clientes e usuários.

Em Alagoas, o Sindicato realizou manifestação no prédio da CEF Filial, mobilizando funcionários, clientes e usuários. Munidos de faixas, panfletos e fazendo pronunciamentos, a diretoria do Sindicato expôs os riscos que o PLS 555 representa aos diversos serviços e ao papel que o banco desempenha nos programas sociais.

“Não podemos deixar que os serviços da Caixa sejam ameaçados. Caso esse nefasto projeto seja aprovado, o capital acionário da empresa irá cair nas mãos dos empresários que só pensam no lucro. Precisamos manter a Caixa forte, competitiva e principalmente pública”, afirmou o presidente Jairo França.

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) realizou , em Cuiabá, ato público na porta da agência Paiaguas, no centro financeiro da capital de Mato Grosso.

Segundo o presidente do Sindicato, José Guerra, o Dia Nacional de Luta também tem o objetivo de cobrar o cumprimento do Acordo Coletivo assinado em 2014, onde a Caixa se comprometendo convocar os aprovados no concurso público realizado em 2014. “O Sindicato tem apontado à necessidade urgente de mais contratações e reivindicado que mais empregados sejam convocados até que todos os aprovados no concurso sejam nomeados, principalmente para melhorar as condições de trabalho e de atendimento à população”, cobrou, ressaltando que os empregados da CAIXA não suportam mais excesso de trabalho, estresse, horas extras diárias e adoecimento ocasionado pelo déficit de trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Apucarana mobilizou bancários, bancárias, clientes e usuários de duas agências dos bancos. Durante as manifestações, faixas cobraram mais contratações para suprir a falta de pessoal na Caixa e reduzir a alta sobrecarga de serviços. Também foi distribuído material informativo para explicar à população os motivos dos protestos.

José Roberto Brasileiro, secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Apucarana, afirma que a dotação das unidades 

da Caixa está muito aquém do necessário para prestar atendimento adequado aos clientes e ainda desenvolver os diversos programas do Governo Federal, como, por exemplo, o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

“A falta de funcionários na Caixa é um problema antigo e que vem se agravando ano a ano sem que sejam tomadas providências para regularizá-lo. Queremos a abertura de negociações para apontar as consequências das más condições de trabalho e cobrar mais contratações”, ressaltou Brasileiro.

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Londrina realizou manifestação Gerência de Retaguarda, onde foi feita reunião com os empregados destacando o motivo dessa mobilização convocada pela CEE (Comissão Executiva dos Empregados).

“A intenção deste Dia de Luta é chamar a atenção da diretoria da Caixa para a insatisfação dos bancários e bancárias, com o acúmulo de serviços decorrente da falta de pessoal”, explicou Regiane Portieri, presidenta do Sindicato dos Bancários de Londrina.

 

 

 

 

Fonte: Contraf-CUT

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie