15/07/2013 - 16:45

Dia Nacional de Lutas reúne 100 mil pessoas em todo o país

nl1507131_1.jpg

Roberto Parizotti - CUT
Vagner Freitas discursa em ato conjunto das centrais

As manifestações convocadas pela CUT e demais centrais sindicais e movimentos sociais aconteceram nesta última quinta-feira (11) e contou com o apoio de diversas categorias do país. Junto as Centrais, sindicatos e federações reuniram seus associados e afins, indo às ruas e promovendo paralisações, fechamento de estradas, passeatas e atos unificados em todas as regiões do Brasil.

Estima-se que ao todo 100 mil pessoas aderiram às manifestações, em mais de 150 cidades de 27 estados, com objetivo de reforçar a luta pela pauta da classe trabalhadora de forma organizada e pacífica. O movimento serviu de alerta ao governo federal e ao Congresso para que as demandas dos trabalhadores sejam debatidas e votadas.

Os representantes sindicais tentaram ser atendidos através da negociação. As demandas dos trabalhadores são de conhecimento dos governantes desde o dia 06 de março, quando as Centrais organizaram a 7ª Marcha e entregaram a pauta dos trabalhadores à presidenta Dilma Rousseff. Desde então, pouco se avançou e enquanto as negociações não trouxerem  resultados satisfatórios o movimento em defesa da pauta única continuará se ampliando.

Os trabalhadores querem conquistar junto ao Governo e ao Congresso as seguintes pautas:

Pauta Única das Centrais Sindicais

- Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;

- Contra o PL 4330, sobre Terceirização.

- Fim do fator previdenciário;

- 10% do PIB para a Educação;

- 10% do Orçamento da União para a Saúde;

- Transporte público e de qualidade;

- Valorização das Aposentadorias;

- Reforma Agrária;

- Suspensão dos Leilões de Petróleo.

Pauta da CUT Nacional

- Plebiscito da reforma política.

As manifestações seguiram o momento propício em que os parlamentares estão trabalhando mais e destravando diversos projetos devidos as recentes manifestações populares. Esse movimento dos senadores e deputados fez com que o Congresso aprovasse as demandas reivindicadas nas ruas, o que estimulou os trabalhadores a intensificar suas lutas na expectativa de que a classe também seja ouvida.

Avaliação

Em reunião realizada no dia 12, em São Paulo, a CUT e outras sete centrais sindicais avaliaram positivamente o Dia Nacional de Lutas e definiram os próximos passos.

Na opinião dos dirigentes sindicais o movimento contribuiu para reafirmar e dar mais visibilidade à pauta da classe trabalhadora, devendo prosseguir com manifestações com o objetivo de pressionar os parlamentares e empresários, a fim de que atendam as demandas da classe.

Assista agora o vídeo com o resumo do Dia Nacional de Luta.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie