06/03/2017 - 14:30

Contraf-CUT participa da abertura da Jornada de Lutas das Mulheres Contra a Reforma e por Defesa de Direitos

A Contraf-CUT participou, na manhã desta sexta-feira (3), da abertura da Jornada de Lutas das Mulheres Contra a Reforma e por Defesa de Direitos com a realização de ato nesta sexta 3, na Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo. A principal bandeira do ato foi contra a proposta de mudança nas regras de concessão de aposentadoria – que prejudicará mulheres e homens tanto da cidade quanto do campo.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo montou uma instalação na qual a população recebia jornal da Classe Trabalhadora que tem como tema principal a Reforma da Previdência, medida proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Além de receber salários menores nas mesmas funções que homens, trabalhar mais horas por dia e conviver com dupla (e até tripla) jornada, as mulheres podem ser novamente prejudicadas.

Elaine Cutis, secretária da Mulher da Contraf-CUT, “é surpreendente como grande parte da população ainda desconhece os graves efeitos das reformas sobre suas vidas.”

O local contava também com computadores disponibilizados para que as trabalhadoras pudessem calcular a idade de aposentadoria, de acordo com as regras propostas na reforma de Temer. As contas foram feitas através do Aposentôdromo, criado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“Fizemos um apelo para que a população reaja ou não vão conseguir se aposentar a tempo de curtir a vida com qualidade”, completou Elaine.

A Jornada de Lutas das Mulheres Contra a Reforma e por Defesa de Direitos conta com dois outros dois atos. Um às 14h, promovido pela CUT Mulheres no Viaduto Santa Ifigência, centro de São Paulo, que seguirá para a Praça da Sé, às 15h, onde haverá uma manifestação unificada.

Fonte: Contraf-CUT, com agências

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie