03/05/2013 - 14:45

Contraf-CUT apoia aprovação do Relatório Anual da Cassi

De 29 de abril a 6 de maio os associados da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) votam no relatório do exercício de 2012 da entidade. A Cassi tem uma reserva acumulada de R$ 1,5 bilhão, mas apresentou um déficit de R$ 107 milhões no ano de 2012, provocado pelo aumento no preço dos serviços médicos e hospitalares por índices muito superiores à inflação.

Contraf-CUT recomenda aos associados a aprovação. "Temos acompanhado de perto a gestão da Cassi e verificamos que tem sido feito um trabalho de melhoria permanente na gestão", constata William Mendes, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

O direito de decidir sobre as contas da gestão do seu plano de saúde é uma conquista do funcionalismo do BB. Podem votar os titulares do Plano de Associados, funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil.

As razões do déficit

Em 2012, todas as operadoras de saúde foram surpreendidas com o crescimento dos gastos assistenciais muito além das projeções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e dos atuários. A Cassi também sofreu: as despesas com saúde em 2012 tiveram um aumento de 16,4% sobre o ano anterior, somando R$ 2,49 bilhões.

As receitas cresceram somente 6,3%, acompanhando o reajuste salarial dos funcionários da ativa e dos benefícios dos aposentados.

"A Cassi honrou todos os compromissos e manteve o atendimento, por ter reservas de R$ 1,5 bilhão. Ao mesmo tempo, sob o comando da nova diretoria, aprimorou controles, identificou causas de aumento de despesas, propôs medidas de contenção de gastos evitáveis e atuou para prevenir novas ocorrências", afirma José Adriano Soares de Oliveira, conselheiro deliberativo eleito da Cassi. "Introduzimos em 2012 diversas rotinas com esse objetivo. Os principais reflexos virão em 2013. Entre as ações adotadas estão o mapeamento e a identificação de desconformidades, o aprimoramento da informatização de pagamentos dos grandes valores e a melhoria da gestão das internações hospitalares ", acrescenta José Adriano.

Com isso, as reservas totais da Cassi cresceram 1,75% e as do Plano de Associados, 7,7%. A Caixa cumpre todas as exigências feitas pela ANS. Em 2012, obteve o melhor desempenho no IDSS, Índice de Desempenho da Saúde Suplementar implantado pela ANS, que mede a qualidade na atenção à saúde, a situação econômico-financeira, a estrutura e a operação do plano de saúde e a satisfação dos beneficiários.

Fonte: Contraf-CUT

Comentários recentes

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie