01/07/2016 - 12:15

Contra demissões, Sindicato dos Bancários fecha agência do Bradesco em Campo Grande

A agência do Bradesco que fica na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande, vai ficar fechada durante todo o dia de hoje, 30 de junho, como forma de protesto contra demissões de bancários. Segundo o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, dois gerentes foram demitidos sem justificativa nessa quarta-feira – cada um com cerca de 20 anos de serviço prestado à instituição.

Os dirigentes sindicais estão ainda mais preocupados com a fusão do Bradesco e o HSBC e a possibilidade de demissões em massa a partir do segundo semestre. “Mesmo com lucros exorbitantes, o Bradesco mantém a política de corte. Precisamos defender o emprego e os direitos dos cerca de 115 mil trabalhadores do Bradesco e do HSBC”, ressalta o presidente do sindicato, Edvaldo Barros.

Com lucro de R$ 4,113 bi no primeiro trimestre deste ano, o Bradesco cortou 1.466 postos de trabalho no período em todo País. Em 12 meses, de março de 2015 a março de 2016, já são 3.581 vagas a menos. Também houve redução de número de agências, com um déficit de 152 unidades no período de março de 2015 a março de 2016.

Para Edvaldo Barros, as demissões também refletem no atendimento aos clientes e no serviço dos bancários que continuam empregados. “O bancário que permanece na instituição vê a precarização do ambiente de trabalho com a enorme sobrecarga de serviços. Sem falar que o Bradesco costuma empurrar os clientes e usuários cada vez mais para os caixas eletrônicos e serviços de correspondentes bancários”.

Demissões demais bancos

O desemprego no setor bancário atinge números alarmantes. Apenas de janeiro a maio de 2016, já foram fechados 5.998 postos de trabalho. Em relação ao mesmo período do ano passado, o corte de vagas mais que dobrou, com crescimento de 105,05% (em 2015, o saldo foi de 2.925 no mesmo período analisado). Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pela Contraf-CUT, em parceria com o Dieese.

Fonte: Seeb Campo Grande

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie