24/04/2015 - 15:00

Coletivo Nacional de Formação da CUT se reúne em BH

gr2404154_1.jpg

Paula Brandão
Jairo, secretário-geral da CUT-MG (esquerda), Tino, Julia, Jacy e Hilário (coord. Escola 7)
Jairo, secretário-geral da CUT-MG (esquerda), Tino, Julia, Jacy e Hilário (coord. Escola 7)

Nos dias 23 e 24 de abril acontece em Belo Horizonte/MG, na Escola Sindical 7 de Outubro, reunião do Coletivo Nacional de Formação da CUT (CONAFOR). O objetivo é refletir sobre a atual conjuntura, apontando os principais desafios da CUT e o papel da Formação Sindical nesse contexto. O encontro também definirá a estratégia de participação da Rede Nacional de Formação em todas as etapas do 12º CONCUT – Congresso Nacional da CUT, Plano Nacional de Formação e política de gestão das Escolas Sindicais.

 Na abertura do encontro, o secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, o Tino, foi incisivo ao falar no papel fundamental da CUT neste momento em que a pauta derrotada nas Eleições 2014 está sendo implementada, citando o PL 4330, que permite a terceirização sem limites, aprovado na última quarta-feira pela Câmara Federal. “Nossas ações contra o PL 4330, nas ruas e nas redes, surtiram muito efeito no Congresso, deixando os parlamentares com medo, quando perceberam que estavam sendo expostos. Por isso, devemos estar em todas as bases, conversando com cada trabalhador e trabalhadora, alertando, informando e formando. Temos que ‘sindecatear’ pra valer se quisermos sair vitoriosos desse processo”, enfatizou.

A subseção Dieese-CUT/MG contribuiu ao debate, apresentando um painel sobre a conjuntura no estado de Minas Gerais.

Julia Nogueira, secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, destacou que o estado de Minas Gerais é emblemático em ações políticas que tentam impedir que a agenda vitoriosa seja colocada em prática. “A absolvição na semana passada da companheira Beatriz, presidenta da CUT Minas, que havia sido processada por aliados de Aécio Neves durante as Eleições, simplesmente, por ter ido à imprensa contar a verdade sobre a educação no estado, demonstrou que temos capacidade de derrotar essas tentativas de enfraquecer e desmobilizar nossas ações e as tentativas de desrespeito ao resultado das urnas. A absolvição da companheira Bia foi uma grande vitória!

O secretário nacional de Organização da CUT, Jacu Afonso, lembrou a todos que o governo federal divulgou logo após as Eleições que a nova gestão teria como lema ‘Brasil Pátria Educadora’. Lembrou também que o 12º Congresso Nacional da CUT se realizará no período em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro. “Nesse cenário de disputa política em que temos presenciado a imposição da agenda derrotada e as tentativas de desestabilizar nossa pauta, de criar e impor uma crise frente à sociedade, para esse debate, só tem uma saída: a formação política” avaliou.

12º CONCUT

Além do debate sobre os desafios da conjuntura em que se realiza o 12º Congresso Nacional da CUT, foi apresentada a metodologia que será adotada, aprovada em Direção Nacional. O Coletivo debateu como se dará a participação dos formadores das Escolas Sindicais da CUT em todo o processo.

Também foi apresentada e debatida proposta de conteúdos que servirão de subsídio ao debate no 12º CONCUT, elaborada pela Subseção Dieese-CUT Nacional a partir de estudos personalizados por região.

Plano Nacional de Formação

A reunião do CONAFOR termina nesta sexta (24) com os encaminhamentos sobre o Plano Nacional de Formação, sistematizados a partir das demandas apontadas pelo Coletivo, discutidas em grupos de trabalho.

Fonte: CUT

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie