05/12/2023 - 13:15

CCT: atividade formativa ganha mais vagas, e inscrições são reabertas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) reabriu as inscrições para a Atividade Formativa sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) dos Bancários. O evento, em especial voltado a dirigentes sindicais, será realizado na segunda-feira (11), das 19h às 22h, de forma online. O número de vagas saltou de 300 para 500.

A categoria celebra mais de três décadas de sua primeira CCT, assinada em 1992. O evento, organizado pelas secretarias de Formação Sindical e de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, fará uma abordagem histórica da negociação, articulada nacionalmente, da categoria, com conteúdo que engloba aspectos jurídicos sobre processos negociais coletivos, com recorte sobre as pautas em tramitação nas cortes superiores e no Supremo Tribunal Federal (STF).



Cláusulas da CCT e dos ACTs, em especial aquelas que tratam da contribuição negocial e da compensação de gratificação, serão analisadas dentro da atual conjuntura política e jurídica, com foco no debate que ocorre entre centrais sindicais, entidades patronais e os órgãos do governo.



Como pontua o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, “a CCT é o principal instrumento de garantia dos direitos da categoria bancária, conquistados ao longo de décadas, numa luta coletiva que é referência para o movimento sindical brasileiro como exemplo de organização. Por isso, esta Atividade Formativa tem tanta importância”.



Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “exatamente por entregar essa perspectiva histórica, além de subsídios para o fortalecimento da luta, que nos permitem examinar todo o processo de estruturação da negociação coletiva, muito exitosa, de uma das categorias mais fortes do país, a Atividade Formativa tem despertado tanto interesse das entidades sindicais”.



O link para inscrições ao evento foi enviado pela Contraf-CUT aos sindicatos.

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie