24/03/2016 - 15:45

Cassi e Banco do Brasil iniciam os Exames Periódicos de Saúde (EPS) do ano de 2016. Conheçam as novidades.

A Cassi é a entidade de saúde que operacionaliza o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do funcionalismo do Banco do Brasil, e um dos procedimentos que faz parte do PCMSO é a avaliação médica realizada em mais de cem mil funcionários da ativa.

Embora seja uma exigência legal conforme previsto na NR 7 do MTE, que determina que as empresas emitam anualmente ao Ministério do Trabalho e Emprego, o relatório sobre as condições de saúde dos seus funcionários, a Cassi também tem como objetivo a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores e esse momento é uma excelente oportunidade para que os funcionários relatem aos médicos examinadores os desconfortos físicos e mentais que estão sentindo para a melhor identi¬ficação do problema e consequente busca de solução.

Seguindo esse direcionamento do Convênio BB e Cassi e visando melhorias operacionais, nos processos do programa PCMSO, cujos custos dos exames são arcados pelo Banco, que contempla, dentre outros, o admissional, o demissional, mudança de função, EPS-Check up, e ainda Acidente de Trabalho e afastamentos, além do PAVAS e TABAS, programas não obrigatórios por lei, mas conquistados pelos funcionários do BB, a Cassi busca ininterruptamente melhorias nos processos e conquistas na área da saúde para os trabalhadores.

Nessa linha, relacionamos abaixo, alterações e melhorias nos processos já conquistadas e em andamento.

Guias para as consultas e exames complementares

Até o ano de 2014 eram encaminhadas por malote às dependências do Banco para posterior entrega aos funcionários, com riscos de extravios, inclusive causando transtornos quando ocorriam transferências de funcionários. Em 2015 foram encaminhadas por e-mail para as unidades do banco e neste ano serão disponibilizadas na intranet BB. Trata-se de uma conquista em conjunto com a DIPES, que permitirá um gerenciamento pelo próprio funcionário do Banco, sem riscos de extravios e pronta disponibilidade dos documentos.

Reforçamos que os funcionários devem utilizar exclusivamente essas guias para a realização de exames periódicos e seus exames complementares, não utilizando a carteirinha de identificação de associado, cuidando para que esses custos sejam corretamente direcionados para o convênio firmado entre o BB e Cassi. Essa ação do funcionário garantirá que não se onere a nossa Caixa de Assistência, e evita o pagamento pelo funcionário de coparticipações indevidas. Por isso, não se esqueça de levar suas guias disponíveis na intranet para a realização dos exames e consultas.

As guias dos exames complementares e das consultas do EPS e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) estão disponíveis no endereço dipes.bb.com.br, lado superior à direita, ícone Crachá, Você, aba Saúde.

Quando da realização do EPS, imprima o formulário do ASO em três vias e apresente ao médico examinador para preenchimento.

Ainda sobre o EPS, os dados dos exames serão digitados e disponibilizados para a Cassi e para o Banco assim que realizados, e não mais no  final do ano.

Foram desenvolvidas ferramentas que permitirão  filtragens e seleções de dados de forma automatizada, com isso poderemos trabalhar os dados de saúde do trabalhador com mais eficácia e com menor defasagem de tempo, e em consonância com a Atenção Integral à Saúde dos trabalhadores, oferecer ações de promoção, prevenção e recuperação articuladas aos serviços prestados no convênio Saúde do Trabalhador que fazem a Cassi e o BB.

Até 2014, era disponibilizado às nossas trabalhadoras o exame de mamografia convencional e, já a partir de 2015, está disponível o exame de mamografia digital.

Em 2016, também em conjunto com a DIPES, foi criada a centralização das Licenças Saúde.

O Funcionário deve encaminhar para a gepes2 em Brasília todo atestado médico que comprove sua necessidade de afastamento.

Por sua vez, a Gepes, após o procedimento interno, encaminha para a centralizadora da Cassi que digita os dados de todo o Brasil no sistema da Cassi.

Essa ação permite o melhor gerenciamento dos dados de afastamento, a definição de perfis epidemiológicos de regiões ou períodos determinados, facilitando a ação da Cassi, em conjunto com os SESMT, de implementação de programas específicos visando a prevenção e cuidados da saúde.

Orientamos o funcionário para que se certifique que o atestado apresentado seja prontamente digitalizado e encaminhado a Gepes 2 pelo e-mail: Gepes.bsb2.licsaude@bb.com.br

 

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie