06/05/2013 - 16:30

Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco

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Reprodução
Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco

Começa nesta terça-feira (07) a Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco, uma iniciativa da Contraf-CUT aliada as federações e sindicatos dos bancários de todo o país.

Com o mote: “O futuro é agora, e aqui a realidade é outra !!!”, os bancários seguem realizando manifestações em busca de respeito, dignidade e melhores condições de trabalho.

A Campanha foi organizada no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, realizada no período de 02 a 04 de abril, em Atibaia (SP), quando também foi atualizada a pauta de reivindicações específicas, cujas principais demandas são: Plano de Cargos, Carreiras e Salários/Remuneração; Programa de Reabilitação Profissional; Saúde e condições de trabalho; parcelamento do adiantamento de férias; vale cultura e auxílio educação.

Clique aqui e leia a íntegra da minuta de reivindicações específica.

No dia 17 de abril, o Bradesco recebeu das mãos dos dirigentes sindicais a pauta específica e, até o momento, não apresentou proposta nem marcou o início do processo de negociação deste ano. Assim, os bancários iniciaram suas manifestações a fim de obter avanços e pressionar o banco para agendar as negociações e atender as demandas dos funcionários.

Bradesco descarta funcionários como lata

Mesmo completando 70 anos em março de 2013, o Bradesco mantém a mesma conduta, praticando a rotatividade, o assédio moral, cobrando metas abusivas e, ainda, é o único banco que não oferece nenhum incentivo educacional para o funcionalismo.

Segundo análise realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mesmo tendo lucrado R$2,9 bilhões no primeiro trimestre desse ano, o que representa um crescimento de 3,4% em relação a 2012 , o banco eliminou 592 postos de trabalho nesse mesmo período, registrando corte de 2.309 vagas acumulado nos últimos 12 meses.

Mesmo com a inadimplência estável, o banco repetiu o truque contábil e elevou, significativamente, as suas Provisões para Devedores Duvidosos (PDD), cujo valor alcançou o patamar dos R$3.475 bilhões que, comparado a março de 2012, mostra um crescimento de 5,4%.

Assim, como os demais bancos privados, o Bradesco está nadando contra a correnteza do aquecimento econômico.  As demissões; a redução da PLR dos bancários, via aumento das PDD; as taxas de juros que continuam altas; entre outras práticas, precarizam as condições de trabalho, afetam a qualidade de atendimento e contribuem para o aumento das desigualdades sociais.

Campanha Nacional

Com o intuito de combater todas as articulações dos bancos, o movimento sindical iniciou sua campanha pela valorização dos funcionários do Bradesco. Para tanto, foram confeccionados além de uma nova edição do Jornal Raios e do Jornal do Cliente, que denunciam os abusos do banco, um jingle especial que reforça a luta e revela a insatisfação dos funcionários.

Os materiais, também, fazem uma crítica direta ao marketing do banco que, atualmente, adotou como slogan a frase: “O Bradesco é feito para gente. Gente como você. Gente de verdade”. No entanto, ela é contraditória a situação precária na qual o banco mantém seus funcionários, o que leva a interpretação de que os mesmos não são vistos pelo banco como gente, mas como verdadeiros homens de lata, descartáveis pela rotatividade.

Clique aqui e acesse a edição do Jornal Raios

Clique aqui e acesse o Jornal do Cliente

Clique aqui e ouça o jingle criado em protesto ao banco.

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