08/12/2016 - 14:30

Aposentadoria para quem?

aposentadoria_3.jpg

SP Bancários

Uma reforma da Previdência que retira direitos dos trabalhadores não será aceita. Esse é o recado do Sindicato ao governo Temer que no dia 05 de dezembro formalizou a proposta por meio da qual estipula idade mínima de aposentadoria em 65 anos tanto para homens como mulheres, do campo ou da cidade. Os militares, bombeiros e policiais estão fora dos planos de Temer apesar de serem responsáveis por 45% do chamado déficit do setor (veja mais no infográfico a baixo).

“Por que os trabalhadores têm de pagar o pato dessa reforma?”, questiona a presidenta do Sindicato de São Paulo, Juvandia Moreira. “Nenhuma outra medida foi tentada, antes de atacar os direitos da classe trabalhadora. Por que não taxar as grandes fortunas, que no Brasil só fazem aumentar a já gigantesca desigualdade social? Por que não acabar com a sonegação de impostos que atinge 13,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional? Ou, ainda, rever a política de isenções fiscais para setores econômicos e famílias de alta renda, que retira R$ 280 bi dos cofres públicos todos os anos?”, questiona a dirigente. Em julho, o Sindicato de São Paulo realizou um seminário e lançou uma cartilha sobre o tema (leia no goo.gl/rjYzln).

“O movimento sindical tem propostas para a Previdência. Não pode ser uma reforma norteada por uma visão neoliberal, pelos interesses do sistema financeiro que quer lucrar com previdência privada”, afirma Juvandia. “Por isso, cobramos do governo um debate sério, numa comissão tripartite composta também por trabalhadores e empresários. Em direito não se mexe e da maneira como essa reforma está sendo imposta é uma grande injustiça que afetará inclusive quem já está no mercado de trabalho, gente que já trabalhou tanto e na hora de gozar do justo descanso, terá de trabalhar mais 10 anos, 20 anos para se aposentar. Isso não vamos aceitar”, destaca Juvandia.

De acordo com o secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, a proposta do governo Temer para a reforma da Previdência prevê que todos os trabalhadores terão de contribuir por 49 anos se quiserem receber 100% da aposentadoria. Atualmente, o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de R$ 5.189,82, reajustado anualmente pelo INPC.

SP Bancários

Fonte SP Bancários

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie